Criado em março de 1999, o Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Recuperação e Uso Sustentável da Biodiversidade do Estado de São Paulo, denominado BIOTA/FAPESP: O Instituto Virtual da Biodiversidade, é o resultado da articulação da comunidade científica do Estado de São Paulo em torno das premissas preconizadas pela Convenção sobre a Diversidade Biológica/CDB. Consequentemente utiliza o conceito de diversidade biológica e segue os três princípios fundamentais da CDB: conservação, uso sustentável e repartição justa e eqüitativa dos benefícios. Em 2009 a FAPESP renovou o apoio ao Programa, aprovando seu plano de metas e objetivos para 2020.

English
 

 

   Arquivos preparatórios para a Reunião Rio+20
 
  • A Blueprint for Oceanandcoastal Sustainability

    O objetivo desse Relatório é oferecer um contexto para as discussões da Rio+20 através da análise das mudanças no gerenciamento costeiro e dos oceanos pelo mundo, avaliação de quão bem os múltiplos objetivos de esforços internacionais foram alcançados e a construção recente de diálogos, incluindo as contribuições da reunião do Processo Consultivo das Nações Unidas sobre Oceanos e a da Lei do Mar (UNICPOLOS) e do Relatório do Secretariado Geral sobre Oceanos e a da Lei do Mar.

  • DOCUMENTO DE CONTRIBUIÇÃO BRASILEIRA À CONFERÊNCIA RIO+20

    O presente documento constitui a contribuição do Brasil para o processo preparatório da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), apresentando as visões e propostas iniciais do Brasil sobre os temas e objetivos da Conferência. O documento foi elaborado a partir dos trabalhos da Comissão Nacional para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, com base em extensas consultas à sociedade e a órgãos do Governo.

  • International Council for Science (ICSU)

    O documento apresenta a lista de recomendações por parte do Conselho Internacional para a Ciência (ICSU).

  • PNUMA Rumo a uma Economia Verde

    Esse documento é a Síntese para Tomadores de Decisão elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Busca apontar como é possível mudar os caminhos de desenvolvimento econômico hoje aplicados no mundo para caminhos que se aos princípios da economia verde.

  • NAÇÕES UNIDAS - O FUTURO QUE QUEREMOS ( em inglês)

    Esse documento apresenta as expectativas das Nações Unidas para essa Convenção.

 
Programa Biota/FAPESP . 1994 - 2009 . Todos os direitos reservados